Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
O Holocausto remete para o genocídio de seis milhões de judeus às mãos dos nazis, mas também nos alerta para as diversas tragédias que, antes e depois de 1945, vitimaram comunidades por razões políticas, religiosas ou étnicas. É um momento para refletir sobre o respeito pela vida e pela liberdade, direitos fundamentais que ninguém deve perder.
No contexto atual, questões como os conflitos em Gaza, Ucrânia e Iémen desafiam-nos a pensar: o que leva a humanidade a repetir tragédias semelhantes? Como podemos, individual e coletivamente, evitar novos episódios de genocídio e opressão?
No agrupamento, este dia é uma oportunidade de promover o debate e a reflexão sobre o respeito pelo outro, independentemente das suas diferenças.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com a Biblioteca Escolar, propôs a leitura de um pequeno texto e a colocação de um laço de união, em destaque nas salas de aula, recordando que a dignidade humana é inalienável e o agrupamento aderiu ao momento.
Que esta data nos inspire a construir um futuro de paz e tolerância.
Comentários
Enviar um comentário